Muitos professores citam a falta de concentração, a falta de autoestima e a indisciplina dentre outras situações que atrapalham o bom desempenho escolar dos alunos. Contudo, o comportamento inadequado pode ocorrer, devido a dificuldade de aprendizagem que o aluno(a) apresenta, como exemplo pode-se citar o aluno(a) que não sabe ou tem dificuldade na leitura e acaba não se concentrando durante a aula, pois não tem motivação ligada a compreensão dos conhecimentos que estão sendo abordados, perdendo o foco e consequentemente dispersando no momento do processo de ensino e aprendizagem, ou até mesmo um possível desequilíbrio sobre o controle ou regulação emocional, gerando um comportamento desajustado na escola. Segundo Santana & Roazzi, 2006 estabelece a relação de influência entre o desenvolvimento intelectual e o emocional no desenvolvimento da cognição social em crianças e sua influência no comportamento humano.
Uma alternativa metodológica para enfrentar os problemas comportamentais e a falta de concentração, pode ser através da prática de exercícios simples de relaxamento e respiração, próprios do yoga, na sala de aula associada ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, pois através dos exercícios, o aluno(a) poderá aprender a controlar suas emoções, além de compreender melhor o ambiente escolar, ou seja, qual o seu real papel dentro da escola, assim como também, buscar despertar suas potencialidades e criatividades, utilizando como instrumento de autoconhecimento os fanzines.
Em 1973, a Dra. Micheline Flak, professora de inglês e pesquisadora do Centro de Formação Docente no Centro de Ciências da Educação da Universidade da Sorbonne, Paris, experimentou as práticas de yoga na sala de aula, visando melhorar o bem-estar e a aprendizagem dos alunos.
A professora Flak, após observar os benefícios da prática do yoga, começou a praticá-lo com maior frequência com os alunos, além de pesquisar sistematicamente como recurso pedagógico.
Entretanto, é importante salientar que o referido trabalho, não se trata de aulas de yoga realizadas na escola ou na sala de aula, mas de exercícios de meditação, respiração e de relaxamento, efetuados pela instrutora de yoga e professora de Ciências, Adriane Almeida Pintos que também desenvolve no momento presente, um trabalho denominado Harmonização Quântica ao Som das Tigelas de Cristal de Quartzo na sociedade e na escola, buscando o bem estar e o autoconhecimento, com a utilização da técnica do som das Tigelas de Cristal de Quartzo (frequências sonoras), juntamente com a técnica de relaxamento guiado e de respiração, ambas utilizadas na yoga, visando também a harmonia e o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções, estimulando a concentração, e comportamentos mais equilibrados, trazendo um sentimento de paz e bem estar, através da busca do autoconhecimento através da teoria e da prática, além de utilizar os fanzines, uma revista que segundo Magalhães, 1993, pode ser compreendida com um tipo de “publicação independente e amadora” facilitando o protagonismo, a criatividade e a reflexão, referente a temas abordados com os alunos como, comportamento e a alimentação saudável, corpo humano e textos poéticos-filosóficos, como mais um recurso interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem. O termo fanzine, que se origina da junção inglesa das abreviações de “fanatic” (fã) e “magazine” (revista) (MAGALHÃES, 1993).
Geralmente de pequena tiragem e impressa em fotocópias ou pequenas impressoras.” (MAGALHÃES, 2004).
É possível constatar que os seres humanos ao nascerem recebem todos os cuidados físicos, necessários a evolução e no decorrer de alguns anos, começam a entrar em contato na escola com o desenvolvimento cognitivo e intelectual, porém não recebem nenhum cuidado mais adequado com o desenvolvimento emocional.
Essa atitude, confere para o indivíduo, no decorrer dos anos um comportamento desequilibrado para relações harmoniosas e no exercício da cidadania.
É um dos quatro pilares da educação sugeridos pela UNESCO para facilitar relações mais harmoniosas: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Segundo Gaynor (1999), obviamente, as vibrações das Tigelas de Cristal de Quartzo, produz poderosos efeitos emocionais e estimulam recordações, associações e estados emocionais muito desenvolvidos, com um claro impacto sobre o sistema comportamental.
O equilíbrio das emoções está intimamente ligado a Inteligência emocional que é um conceito relacionado com a chamada "inteligência social", presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.
Sendo assim, o toque das Tigelas de Cristal de Quartzo com a prática de relaxamento, poderá permitir a identificação com o desconhecido e uma possível desconstrução e ruptura de conceitos embutidos na identidade individual.
Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Conceito este descrito anteriormente, em diversas literaturas de saúde como cooping e em outras denominado resiliência.
Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, evitando situações de estresse, depressão dentre outros doenças psicossomáticas que também contribui para o rebaixamento da autoestima e falta de ânimo para estar ativo no processo educacional.
Goleman, (1995), chega a afirmar que ser emocionalmente alfabetizado é tão importante na aprendizagem quanto matemática e literatura.
Ao reconhecer as próprias emoções e sentimentos pode-se ganhar sobre eles, gerando um comportamento emocionalmente inteligente, gerando relações mais harmoniosas e também uma aprendizagem mais significativa dentro do ambiente escolar.
As técnicas mencionadas acima, atuam ao nível de sistema nervoso central e hormonal, ativando a produção de neuropeptídeos, liberando hormônios de noroadrenalina, serotonina, melatonina e noraepinifrina que promovem ao corpo humano a sensação de plenitude e prazer, contribuindo desta forma, para a harmonização do corpo, da mente, das emoções e do espírito, podendo ativar também a percepções sobre o próprio corpo, pois segundo Gaynor (1999), talvez as reverberações das tigelas de cristal, sejam poderosamente curativas justamente em virtude de sua semelhança com sons primordiais do espaço sideral, o som da nossa essência cósmica.
Diante os fatos expostos, o corpo humano é formado por mais de 70% de água e ainda, Segundo Gaynor (1999) as ondas sonoras deslocam-se cinco vezes mais depressa na água do que no ar, a estimulação direta do corpo com ondas sonoras, juntamente com as técnicas de respiração e relaxamento, podem ser um meio altamente eficaz de estimular todo o corpo, especialmente a nível celular.
Desta forma, a hipótese levantada é de que a prática de meditação, relaxamento ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, podem habilitar o aluno a um controle maior das emoções ou mudanças no seu comportamento, através da auto-observação, de modo que possa reconhecer não somente emoções, como também pensamentos e atitudes.
A Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, participou no ano de 2015 e 2016, da oficina de Fanzines, promovida pela Prefeitura Municipal de Santos na Gibiteca. Uma programação especial, relacionada a cultura independente, com oficinas, workshops, palestras, feira de troca de zines, mesas redondas e lançamentos de publicações autorais.
A Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, desenvolveu a oficina teórica e a prática do método utilizado nas escolas do município de Santos-SP e Itanhaém-SP. Foi um evento para prestigiar o Dia Nacional do Fanzine.
O produto final da oficina, foi uma produção artística criativa dos participantes, após uma sessão do toque das Tigelas de Cristal de Quartzo.
Entrevista da Facilitadora da Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo,Adriane Almeida para TV Santa Cecília, na Gibiteca de Santos-SP
Pesquisadores na Oficina de Fanzines na Gibiteca de Santos-SP
Facilitadoras Adriane Almeida, Nivia Silva e o pesquisador em Fanzines.
Apresentação do trabalho desenvolvido pela Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo na escola, na Gibiteca de Santos/SP, 11/2016.
Sessão do Toque das Tigelas de Cristal de Quartzo, na Gibiteca de Santos-SP
Sessão do Toque das Tigelas de Cristal de Quartzo, na Gibiteca de Santos-SP
Reprodução autorizada desde que citada a fonte.